segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Nem vem tirar meu riso frouxo com algum conselho...


Gabi Cavina soltando o riso de "batão" vermelho

...que hoje eu passei batom vermelho! Peço perdão aos que são contrários, mas o trecho da Mallu Magalhães vai começar ilustrando esse post que marca o início das nossas atividades frequentes aqui no blog.

Bom, ali do lado você encontra uma breve explicação do que pretendemos fazer aqui. Somos um grupo de muitas amigas que voltemeia gostam de falar sobre roupas, maquiagens, acessórios e tendencias, mas principalmente, que gostam de si mesmas. Gostamos também de falar sobre amor próprio, aceitação, felicidade e feminismo.

Giza usa até para ir à padaria
Enfim, não vou me estender mais sobre esse assunto e vamos ao tema de hoje... boca vermelha. Para muitas de nós (inclusive para mim) a relação com o bom e velho batom vermelho mudou completamente depois que começamos a falar sobre ele.

Porque você sabe que o batom vermelho não é só um batom, ele é um grito, uma marca, quase que uma ideia. E é difícil aprender a não ter medo de algo assim, viu? Mas com uma conversa aqui, um desabafo lá, um ou outro mito derrubado nós concluímos que: O batom vermelho é para todas. Nós desconstruímos e percebemos que a boca vermelha vai muito além dos padrões estéticos, ela é um estado de espírito. E se nosso âmago nos pede um batom vermelho não há padrão no mundo que vai nos impedir de usá-lo.

Cintia sambando na cara do racismo
E quanta coisa colocaram em cima do batom vermelho para a gente achar que ele está acima de nós, hein? Para começar tem aquela lenda de que o tom de pele blá blá blá e, teoricamente, a boca vermelha combinaria só com a pele branca (uma lenda com um fundo bem racistinha, convenhamos). Mas bem teoricamente mesmo porque o batom vermelho fica lindo na pele negra, mulata, amarela, vermelha, azul anil. Cai nesse papinho não.

Mas poxa, chamar a atenção para a nossa boca? Que difícil, que medinho que dá, né? Ela não é carnuda demais? Ou fina demais? Ou com o traço diferente demais? E os dentes como estão? Tem anos de aparelho e clareamento para garantir que está tudo perfeito? Não importa. Não precisa estar perfeito, precisa estar com a nossa cara. Não tem que ter medo de mostrar, de pôr a boca no mundo, essa é você e é aí que está a beleza.

Meus dentinhos tortos emoldurados
A gente aprendeu a usar o vermelho quando quer e deixar de usar quando não quer também. O batom tem que combinar com a gente, com como a gente se sente. A cantora Teresa Cristina (essa linda) disse uma vez que se olha para um batom e acha que ele vai deixá-la mais feliz, ela passa. Particularmente, acho que se existe uma regra para usar batom vermelho é essa e apenas essa.

E você? Se arrisca a sair por aí com a boca pintada de vermelho? Ainda tem medo do batom ou simplesmente acha que ele não te representa? Venha cá, vamos conversar.

15 comentários:

  1. Por onde se começa a dizer que essas lindas são as mais lindas do universo? Ah, pela parte em que eu falo orgulhosa: "são minhas amigas". Beijo.

    ResponderExcluir
  2. QUE LINDO*--*
    Amei a ideia do blog.
    Aguardando ansiosamente por mais postagens tapa na cara da sociedade

    ResponderExcluir
  3. Que proposta sensacional!!! Vou acompanhar.

    Bom, eu tenho medjinho do bocão vermelho, sim. Consegui usar à noite na última sexta, hehehehe. Mas fiquei meio tensa, não sei por que. Uso um tom super bonito. Queria um dia, tipo, ir pra aula de batom vermelho. Não sei se tenho coragem! Quem sabe até o fim da graduação...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tocaram num ponto importante. O batom vermelho é mais, vai além... E representa uma verdade que muita gente não tem coragem de encarar.

    Que verdade é essa? A nossa cara, nosso rosto.

    De verdade eu não tenho embasamento teórico pra poder tentar entender o porquê de tudo isso, mas recentemente fiz um teste aqui na “firrrma”.

    Antes, quem sou eu:
    Sou a secretária de uma empresa e também fico na recepção. Quando chegam de manhã quem o povo vê de cara? Euzinha... Muitas vezes de bico vermelho ou rosa choque. E ouço das meninas:
    Elas - Nossa que linda você fica bem de batom vermelho.
    Eu – Você(s) também ficaria!
    Elas- Não, eu não!

    Essas negativas têm os mais variados motivos: boca muito carnuda, muito fica, sou muito branca, sou amarela, não gosto de chamar atenção, fico com cara de quenga... o.O

    Depois de muito ouvir isso fiz aqui o #RedLipstickDay e com muito custo consegui algumas bocas vermelhas por aqui =D

    Mas foi tão difícil, elas passavam o batom quase que com dor e eu não entendo a razão, o mito e a trava que se tem com esse batom que deixa você com outra luz, que te dá cor no dia todo.

    Eu amo batonzão e confesso que estou usando aparelho nos dentes e farei um clareamento babado depois de tirá-lo muito em nome dos meus batons *.* Não que eu nãos os usasse antes e não os use agora!

    Minha amiga me deu um batom de rycha da MAC Candy Yum Yum que é um escândalo <3

    Enfim, acho que vocês me verão muito por esse blog porque eu sou assídua ”assistidora” de tutoriais e vejo sum mói de blogs diariamente e muitos deles com uma tristeza, porque é tudo muito irreal.

    Maquiagem e afins é pra deixar linda e não noiada, pra dar luz e não pra fazer você ficar presa dentro de casa, caso esteja sem make.

    É preciso entender que pra causar basta estar de boa... ora mega produzida, ora de cara lavada que ninguém merece... Ainda mais nesse calor daqui de Recife, maquiagem não é pra toda hora =D

    Falei de cum força... Mas é que o assunto é realmente tocante pra mim... Por sinal vou tacar um batonzão agora mesmo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me identifiquei com suas colegas. Antes eu procurava mil e um motivos pra não sair por aí de batom vermelho, mas secretamente, eu não hesitava em passar quando tava sozinha, só pra me sentir deewa com ele. Esse ano eu tomei coragem de sair de batom vermelho (acho que a musiquinha da Mallu me ajudou a tomar coragem), e foi o que Paula falou: Empoderador q

      Excluir
    2. Apois mulher eu, que nasci amostrada, uso batom vermelho em segundas de manhã... Mas percebo que a dificuldade é grande pra maioria =/

      Excluir
  5. Amo batom vermelho, coral, etc, mas ainda não consegui usar pra trabalhar, só uso na "night". Mas acho que já está na hora de tentar.

    ResponderExcluir
  6. Amei o blog, faz pouquíssimo tempo que dexei todo o bla bla bla de lado e exibo um bocão vermelho dia sim, dia não! Vou virar seguidora ;)

    ResponderExcluir
  7. orgulhinho e amor das linda de 'batão' vermelho <3

    ResponderExcluir
  8. adorei a ideia do blog! parabéns meninas!
    acompanharei :)


    http://dominiofeerico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei um batom vermelho esses tempos mas até agora não usei pra sair de casa... tenho aquele medinho de chamar atenção demais, de parecer produzida demais, sei lá, sempre aquele medo do q os outros vão achar D= Sem falar q não to acostumada a usar batom escuro daí tenho medo de borrar o batom loucamente e ficar noiada pensando se não tô toda borrada hahahah.
    Mas qualquer dia desses eu ainda vou sair com ele! ;D

    ResponderExcluir