sábado, 22 de dezembro de 2012

Tatuagem e preconceito


É até comum ouvir de pessoas que querem tatuar e ainda não sabem onde ou o que. Um ponto que deve ser comum a todos que tatuam é a convicção do ato. Tatuagens são indeléveis, tintas que ficam cravadas na pele e só saem (e não satisfatoriamente) com procedimentos caros e dolorosos. São alteráveis, mas aparentemente irremovíveis. Todos temos momentos de rupturas importantes, é necessário ter consciência de que essa transitoriedade pode afetar o amor pelo desenho.

Elas podem ser uma manifestação de ideais, um enfeite, uma identificação, um ritual, um símbolo de erotismo ou de rebeldia. Não é excessivo afirmar que para muitos a tatuagem é um fato social.


Além dessa característica inegável da tatuagem, não se pode negar que, assim como a moda ela é um de expressão. Ambas são uma intervenção estética para declinar aquilo que se é, o que se quer ser ou o que quer que as pessoas acreditem que se é.

Um outro ponto que deve ser recordado quando falamos de tatuagem é do preconceitos contra os riscados. Tatuagem, felizmente, já não é vista como ícone de transgressão e isso faz com que seja aceita por boa parte das pessoas. Profissionais de diversas áreas exibem (ou escondem sob seus uniformes) marcas indeléveis adornando a pele. E esses riscos já não abalam a credibilidade profissional deles. 

Enquanto esse resquício de preconceito ainda existe quanto à arte na pele há uma outra discriminação que se intensifica: a tatuagem na pele negra ainda é um tabu.

Algumas pessoas afirmam que há diferença entre a tatuagem na pele negra e branca. Afirma-se que o contraste da tinta na pele clara é favorecida e com isso o desenho só aí é viabilizado e bonito. E que desenhos pequenos e muito coloridos são proibidos.






Deste modo, esse modo de expressão tão genuíno e pessoal acaba por ser uma inibição para muitxs negrxs.

O que então deve pautar a escolha de fazer ou não um desenho, das cores e do tamanho escolhido? Simples: seu gosto, independe da tonalidade da sua pele. Tatuagem em pele negra é tão bonita e expressiva como em qualquer outra. Procure um tatuador experiente e ele certamente te ajudará a escolher o melhor para atender seu anseio. E você deve se lembrar sempre quem é dono do corpo. Você.


Tem certeza que tatuagem pequena fica feia na pele negra?

Fontes: https://www.facebook.com/Tattoonegrosenegras
http://blackgirlsinked.webs.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário